quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Linux OEM

Sou usuário do sistema operacional Linux já há alguns anos. Sou fã do Ubuntu e seus sabores, especialmente do Kubuntu, e fico me perguntando: por quê as distribuições que vem pré-instaladas nos computadores vendidos no Brasil são tão capengas?
Minha mãe comprou, já faz tempo, um computador que veio com uma distribuição impossível de atualizar. Minha sogra comprou um computador com a distribuição Linux mantida palo fabricante da máquina e que não tinha suporte, além de não funcionar, teve que ir a justiça para receber o dinheiro de volta.
Uma vez liguei para uma central de atendimento de uma dessas distribuições, só para fazer um teste, e pedi ajuda para instalar um programa (IE4LINUX) e o atendente me sugeriu que desistisse, a tarefa seria por demais complicada. Visite o site do programa e veja o que você acha.
Eu acabo entendendo as pessoas que acham que o Linux é um sistema operacional de seguna linha, com esse tipo de experiência não tem como pensar diferente. Mas quero deixar claro que o linux é um excelente SO. O software livre, mais que uma tendência, é uma relidade e está presente em aplicações de missão crítica em empresas de todo o mundo.

Desculpem a falta de links, estou postando do celular na sala de espera da minha analista, mas tendo interesse em saber mais sobre ubuntu, kubuntu, IES4LINUX, software livre ou LINUX basta uma passada no nosso oráculo: o pai google de oxossi.
P.S.: Instalei o kubuntu para minha mãe e ela o usa até hoje, sempre a versão atualizada dos pacotes.

[ATUALIZADO]
Seguem os links, não coloquei no meio de texto para não ferir a pureza (?) do post.
Pai google ;
www.kubuntu.org ;
www.ubuntu.com ;
IEs4Linux ;
O que é o Linux? do ótimo www.vivaolinux.com.br ;

Um comentário:

Tauxo-Francisco disse...

Eh Eduardo!
Eu queria postar uns posts aqui, mas gosto mesmo é de... 1.000 Devenios... rsrsrs
Tem lugar aqui?
Abração
Tauxo-Francisco (Teatro da Jana)